Páginas

domingo, 18 de agosto de 2013

PROPÓSITO NA TRAGÉDIA - O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MUNDO?


Propósito na Tragédia – O que está acontecendo com o mundo?

Será que existe um propósito na tragédia? Certamente você não é o único a fazer a pergunta: “O que é que está acontecendo com o mundo em que vivemos?”. Esta interrogação começa logo pela manhã enquanto você lê uma notícia no jornal narrando a ocorrência de um terremoto, do outro lado do mundo, causando a morte de muitas centenas de pessoas. É uma situação trágica, contudo, você se sente confortado ao saber que esta terrível tragédia acontece bem longe de você; que essa tragédia não pode lhe tocar.

Então, uma certa manhã, o noticiário local interrompe a programação regular com a transmissão de uma testemunha ocular de um tiroteio num campus universitário local, o qual resulta na morte de vários jovens, sem qualquer necessidade. Colocar o seu filho no ônibus escolar torna-se agora uma tarefa assustadora e você se pergunta se a escola local de segundo grau ainda é um lugar seguro para os seus filhos.

Ou, talvez, um ente querido seu perde a vida a caminho do trabalho devido aos atos inconscientes de um motorista embriagado. Nesse momento, a tragédia encontra o caminho para entrar na sua vida pessoal e, de repente, você percebe que perdeu totalmente o controle do seu próprio mundo; essa situação o deixa atemorizado e sem qualquer esperança.



– Se existe um Deus, porque razão não intervém?
.
Ao tentar encontrar um propósito para uma tragédia, é comum perguntar a Deus o porquê. Talvez você tenha tido alguns ensinos básicos sobre um Deus que o criou; um Deus que o ama e que, como tal, deveria preocupar-se com você. Se esse Deus existe na realidade, então por que razão Ele não faz algo para impedir que estas tragédias inexplicáveis aconteçam com aqueles que você ama – para impedir que o seu mundo seja abalado?

De fato, existe um Deus, um Deus que realmente se preocupa com você, e que se compadece do sofrimento espalhado por todo o mundo. O problema é que, há muito tempo atrás, o homem fez uma escolha; optou por se rebelar contra o Deus que o criara e, servindo-se do seu livre arbítrio, tomou o controle da sua própria vida. Esta escolha teve como consequência a corrupção da criação perfeita de Deus e a entrada da desobediência e do pecado no mundo. Juntamente com o pecado advém a enfermidade, a doença e as tragédias inexplicáveis.

Você pode encontrar mais informação sobre a criação e a Queda do homem nos primeiros capítulos do livro do Gênesis, o primeiro livro da palavra escrita de Deus para o Homem. Tanto a História quanto a Palavra de Deus são a prova viva de que Deus verdadeiramente fez algo para oferecer uma alternativa à humanidade. Nos primeiros quatros livros da Bíblia [Novo Testamento], Mateus, Marcos, Lucas e João, você poderá ler estes fatos e ter conhecimento do plano de Deus. O Seu plano abrange redenção, oferecendo a salvação a todos aqueles que fazem a escolha certa de voltar para Ele e honrá-Lo como Deus. Entretanto, Deus promete a Sua graça, o Seu conforto e uma esperança futura para todos os que crerem Nele.
– O que devo fazer para encontrar alguma segurança?

É certo que a violência continuará a acontecer num mundo onde a criação de Deus escolheu rebelar-se contra o Seu plano e autoridade. A tragédia pode, inclusive, bater à sua porta um dia. Para onde poderá virar-se para encontrar alguma segurança no meio do que parece ser uma tragédia inexplicável?

Na verdade, a resposta é até bastante simples. Vira-te para Aquele que te criou, vira-te para Deus que te ama e que tem um plano para a tua vida; um plano que se estende muito além deste mundo, em direção à eternidade. Confia no plano de Deus para a graça, conforto e esperança que só Ele pode te dar. Deus nunca prometeu que aqueles que o amam nunca iriam sofrer, contudo Ele promete que Ele estará contigo e que irá transformar o que parece ser as cinzas da vida em algo extraordinariamente belo; algo que irá durar por toda a eternidade (Isaías 61:3, Eclesiastes 3:11, Romanos 8:28 ).

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. (1 Pedro 5:7)



A solidariedade se faz presente
e os que tem pouco ajudam
os que tem menos
que ajudam os que não tem mais nada.


A tragédia tem começo, meio e fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores