O que é medo
Um sentimento demonstrado pelo receio, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
Dentre os medos, a morte sempre foi aquele bicho papão terrível, visita indesejável, de tal modo que ninguém quer pensar nela. Mas será essa atitude saudável? Não seria melhor ponderarmos um pouco sobre o que ela é, na realidade, e como lidar com ela?
Há como evitar esse medo?
De maneira geral não. Não se trata apenas do medo do desconhecido, mas do desconhecimento de nossos próprios sentimentos, da dificuldade que temos em pensarmos no fato antes da ocorrência. Achamos que só vai acontecer com os outros e, porque a situação não nos gera prazer, evitamos mencioná-la em nossas reflexões.
E, como reagem as pessoas?
Pessoas existem que sabem que manteriam a tranqüilidade diante de uma morte decorrente de uma doença, mas que mantém duvidas quanto à reação da morte em um acidente ou fato inesperado. Outras pessoas, personalidades, que se cobram muito, que têm crises de consciência, que agasalham sentimentos de culpa têm realmente muito medo do que acontecerá depois.
"Para morrer bem é preciso viver bem", ensinava Confúcio.
Para viver bem basta seguir o ensinamento de Jesus: "Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.