Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

OS PLANOS ESPIRITUAIS:




Após ter abandonado o corpo a alma, antes de alcançar a plenitude da iluminação e, assim, atingir definitivamente a imortalidade e livrar-se da roda das encarnações, ocupa um plano espiritual evidentemente sem forma, sensações e atitude. Ao deixar o plano material de movimentos e distâncias mergulha completamente no abstrato, onde não há formas e ação.

Então, como a alma fica e existe neste plano espiritual? A personalidade-alma, antes de tudo, continua autoconsciente, ou seja, percebe a si mesma, mas embora não tenha forma (pois, forma é resultante do mundo manifesto) “vive” no mundo dos estados. Ou melhor, a alma sente amor, angústia, alegria, etc. O encontro com outras personalidades almas dar-se através deste sentir. De fato, a alma livre do mundo das formas e ações sente os entes-queridos e aqueles que conheceu na última encarnação através deste “sentir”.


No plano espiritual não existe “inimigos”. Aquelas que tivemos como pessoas inimigas na última encarnação deixa de sê-las no plano espiritual, pois, estas condições só existem no mundo da ação. O nosso encontro com estas pessoas normalmente se revestem de um encontro de amor e, então, percebemos o erro de considerá-las inimigas enquanto encarnados. Nos planos espirituais os limites dos acontecimentos são diluídos. Na verdade, o prazer destes encontros são tão intensos que não conseguimos encontrar um paralelo no mundo manifesto e, portanto, são intraduzíveis e são impossíveis de descrevê-los.

O fato é que quando voltamos ao plano espiritual percebemos que este é o nosso verdadeiro lugar e que estávamos apenas temporariamente vivendo no mundo manifesto. Porém, sentimos que precisamos alcançar algo. Sentimo-nos incompletos, como se não tivéssemos nascidos de fato. Sentimos que precisamos ir além para nos sentirmos realizados, mas não conseguimos compreender isto. Só através do mundo manifesto nossa consciência conseguirá evoluir e atingir o nível superior de consciência. Neste processo, a vida manifesta é fundamental, pois, só ela permite o movimento e, portanto, o gradual despertar da consciência. Todo conhecimento nos leva a isto. O conhecimento jamais poderá ser alcançado objetivamente, pois, o mundo manifesto é limitado e não pode fornecer a compreensão total do mundo espiritual ilimitado.

São os nossos estados que definem os nossos planos de consciência iguais ou diferentes nos planos espirituais em relação às outras personalidades almas. Quando fazemos a transição entre o plano material e o espiritual temos que vencer os nossos medos e, para tanto, somos ajudados pelas personalidades almas mais evoluídas. Podemos dizer que estas personalidades são “parteiros cósmicos”.

De toda forma, não somos afetados nem afetamos as personalidades almas que estão encarnadas. Aquelas personalidades almas que atingiram a iluminação, ou seja, a imortalidade e, portanto, a consciência cósmica, no entanto, inspiram todo o tempo todos que estão manifestos e aquelas personalidades almas manifestas no plano material que conseguem sintonizar com estas conseguem captar as idéias que estes “mestres cósmicos” estão transmitindo. Para que, enquanto encarnados, consigamos captar a inspiração dos mestres precisamos silenciar nossa mente e elevá-la a planos superiores.

A prece, a oração e a meditação são ferramentas que dispomos para que possamos apreender as idéias dos planos superiores de consciência.

Mas, seja como for, enquanto estamos encarnados estamos o tempo todo sendo atraídos para os planos espirituais e, principalmente, para os planos superiores onde a luz se faz plena de vida, luz e amor.


Ou seja, nossa alma está todo o tempo sendo atraída para a morte, onde ela pode alcançar a plenitude de fato. Nosso objetivo como destino cósmico é “voltar para a casa do pai” (voltar para o seio do criador). E, só através da morte podemos realizar isto. Contudo, é a vida que nos permite caminhar em direção a esta “morada”.


Hideraldo Montenegro



leia AMEAÇA AO REI

https://www.clubedeautores.com.br/book/142949--AMEACA_AO_REI

Seguidores