Páginas

quarta-feira, 30 de maio de 2012

COMO PODEM AJUDAR OS AMIGOS E FAMILIARES ANTE O LUTO?



COMO PODEM AJUDAR OS AMIGOS E FAMILIARES?

A família e os amigos podem ajudar a pessoa em luto passando um tempo com ela. Não se trata de falar com ela sobre o sucedido, mas antes de tudo, de estar com ela e demonstrar que estão presentes para o que for necessário neste período de dor e tristeza. É importante que a pessoa em luto, se necessitar, tenha alguém com quem chorar e falar sobre a perda sentida, sem que o receptor lhe esteja permanentemente dizendo para se recompor e refazer a sua vida. Com o tempo, elas recompor-se-ão, mas antes disso terão de chorar a pessoa perdida e de falar sobre ela.


O enlutado pode se manter sempre no mesmo assunto, ao invés de o censurar, é importante perceber que este processo deve incluir estas fases porque só dessa forma poderá ser ultrapassado. Só desta forma terá a oportunidade de nos dizer o que deseja e como se sente.


Não nos devemos esquecer que datas importantes (o dia do aniversário, do casamento, etc.) poderão ser particularmente difíceis de reviver. Não exija que o enlutado participe ativamente destas comemorações. Respeite seu estado emocional e esteja junto dele apoiando para que não sinta sozinho. É importante dar o tempo necessário à pessoa em luto para que o possa ultrapassar, pois de outra forma poderá vir a ter problemas no futuro.





:: publicado por Alice Lanalice às 08:58

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores